Avaí e Figueirense duelam em gramado pesado e empatam na Ressacada - Gazeta Esportiva
Avaí e Figueirense duelam em gramado pesado e empatam na Ressacada

Avaí e Figueirense duelam em gramado pesado e empatam na Ressacada

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

14/06/2015 às 17:57

São Paulo, SP


As fortes chuvas na tarde deste domingo limitaram a qualidade técnica do clássico catarinense. Avaí e Figueirense duelaram em gramado pesado na Ressacada e empataram por 1 a 1, em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Marquinhos, de cabeça, abriu o placar pela equipe alvinegra, e Anderson Lopes marcou um golaço para igualar o marcador pelo Leão. O jogo também marcou a reestreia do atacante William, que entrou no segundo tempo, pela esquadra azul e branca.


Com o resultado, o Avaí foi a 11 pontos e caiu para a nona colocação na tabela. O Figueirense, por sua vez, somou sua oitava unidade e também desceu, agora ocupando a 15ª posição.


Ambas as equipes saíram do clássico com desfalques para a próxima rodada. Pelo lado do Leão, o volante Renan recebeu seu terceiro cartão amarelo na partida. Já na representação alvinegra, o zagueiro Marquinhos e o atacante Marcão também foram advertidos e agora cumprirão suspensão automática.


O próximo compromisso do Avaí está marcado para domingo que vem (21), contra o líder São Paulo, no Morumbi. Já o Figueirense entra em campo nesta quinta-feira, quando recebe o Internacional no Orlando Scarpelli.


O jogo - Com o gramado da Ressacada castigado pela chuva, pesado e cheio de poças, a partida foi marcada pela intensidade física desde o início. Nesse cenário difícil, os donos da casa foram os primeiros a ameaçar a meta adversária. Aos quatro minutos, após cruzamento de Marquinhos da direita, Eduardo Neto subiu e cabeceou no contrapé de Alex Muralha, que saltou para fazer bela defesa e salvar o Figueirense.


A equipe visitante respondeu aos oito minutos, quando Paulo Roberto pegou rebote da defesa avaiana na entrada da área, soltou uma bomba e mandou à esquerda da meta de Vagner, tirando tinta da trave. Aos 13 minutos, por falta em Clayton, Nino Paraíba recebeu o primeiro cartão amarelo da partida. Aos 15, o Figueirense abriu o placar. Após levantamento na área de Ricardinho na cobrança da falta cometida pelo lateral direito do Leão, o zagueiro Marquinhos subiu mais que a zaga rival, se antecipou à saída do goleiro Vagner e cabeceou para o fundo da rede.


O Avaí buscava o gol de empate através de cruzamentos na área do Figueirense, mas esbarrava na defesa adversária. O jogo ficou tenso nos minutos seguintes. Por causa do gramado pesado, ambas as equipes tentavam construir suas jogadas ofensivas através de lançamentos longos e escapadas em velocidade, mas os dois lados cometiam muitas faltas para barrar as investidas dos oponentes. Aos 23 minutos, o volante Renan tomou o cartão amarelo, seu terceiro, que o tirará da próxima partida, contra o São Paulo. Os avaianos ficaram reclamando de todas as faltas cometidas pelos rivais na sequência, até o lateral alvinegro Cereceda também ser advertido aos 27.


Os donos da casa ensaiaram o gol de empate aos 29 minutos, quando Anderson Lopes recebeu passe de André Lima e, livre em frente à meta adversária, escorregou e não conseguiu concluir. Aos 32, Clayton perdeu chance clara do Figueirense e, três minutos depois, Anderson Lopes não perdoou novamente. Cercado por dois defensores, o atacante conseguiu se livrar deles e disparou um belo chute da intermediária para acertar o ângulo esquerdo de Alex Muralha e igualar o marcador. Na sequência, o zagueiro Marquinhos, do Figueirense, fez falta dura em seu xará e recebeu o quarto cartão amarelo da partida, seu terceiro, e desfalcará o time na próxima rodada, contra o Internacional.


Na volta dos vestiários, o jogo seguiu tão movimentado quanto era antes do intervalo. O Avaí tentava lançamentos longos e chegadas pelas pontas, enquanto o Figueirense aproveitou sobra para ameaçar pela primeira vez na segunda etapa aos quatro minutos, quando Ricardinho pegou rebote na entrada da área rival, cortou pela perna esquerda e disparou o chute, quase acertando o ângulo direito da meta adversária.


O time da casa era mais perigoso na sequência, principalmente em jogadas pela ponta direita com Nino Paraíba. O Figueirense, por sua vez, sofreu uma baixa aos 10 minutos quando, sentindo dores, Paulo Roberto precisou deixar o campo para a entrada de Saimon. Aos treze, Marcão fez falta dura e também recebeu o terceiro cartão amarelo, desfalcando assim o Figueira no duelo contra o Internacional.


Aos 18 minutos, Gilson Kleina promoveu a reestreia do centroavante William, que entrou no lugar de Pablo. Na sequência o Figueirense também mudou, e Thiago Santana substituiu Yago. A primeira tentativa do “Batoré” em sua terceira passagem pelo Avaí aconteceu aos 26 minutos, quando ele recebeu de Renan pelo lado direito da área e tentou o chute cruzado, mas parou em defesa segura do goleiro Alex Muralha.


O Avaí se lançou ao campo de ataque nos minutos finais, buscando a vitória para manter a boa fase no Campeonato Brasileiro. Aos 41, Nino Paraíba fez bom cruzamento na área do Figueirense e Anderson Lopes tentou concluir cara a cara com Alex, mas a defesa alvinegra conseguiu bloquear. Já nos acréscimos, após cruzamento na área do Figueira, Eduardo Costa foi derrubado na área e ficou pedindo pênalti, mas o árbitro nada marcou e os avaianos protestaram muito, mas o apito final sacramentou o empate.

Conteúdo Patrocinado