Com gol relâmpago, Grêmio derrota o Avaí por 2 a 1 em Florianópolis - Gazeta Esportiva
Com gol relâmpago, Grêmio derrota o Avaí por 2 a 1 em Florianópolis

Com gol relâmpago, Grêmio derrota o Avaí por 2 a 1 em Florianópolis

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Vicente Fonseca

27/06/2015 às 18:04

Porto Alegre, RS


O Grêmio enfim venceu pela primeira vez fora de casa neste Campeonato Brasileiro. Com uma atuação segura, o Tricolor Gaúcho foi à Ressacada e venceu o Avaí por 2 a 1. Os gols foram construídos no começo do jogo, com Pedro Rocha e Luan, e deixam o time gaúcho na terceira colocação do Brasileirão, com 17 pontos. Anderson Lopes, de pênalti, descontou para a equipe da casa.


O gol de Pedro Rocha foi marcado logo aos 37 segundos de jogo, e foi o mais rápido de todo o Brasileiro. Aproveitando que o Avaí não se encontrou no novo esquema 3-5-2, o Tricolor fez 2 a 0 aos 9 minutos, com Luan, e controlou todo o primeiro tempo. O Avaí pressionou e descontou no começo da etapa final, mas não teve forças para conquistar o empate.


O time gaúcho ainda pode deixar o G-4 neste domingo, dependendo dos resultados paralelos. O Avaí, com 12 pontos, é o 10º, mas também deve baixar de posição ao longo da rodada. Na próxima quarta-feira, os catarinenses visitam o Vasco, em São Januário, enquanto o Grêmio recebe o Cruzeiro, na Arena.


O jogo – Embora tenha testado o Avaí no 4-4-2 e no 4-3-3 durante a semana, o técnico Gílson Kleina surpreendeu: montou seu time no 3-5-2, com Jéci começando no lugar do volante Pablo. A mudança de sistema fracassou desde o início. Logo aos 37 segundos, Douglas lançou, Nino Paraíba cortou errado e Pedro Rocha entrou livre para fazer 1 a 0. Foi o gol mais rápido do Brasileirão 2015.


Com muita liberdade para tramar com seu quarteto ofensivo, o Grêmio não demorou a ampliar. Aos nove minutos, Luan cobrou falta com perfeição e fez 2 a 0. Kleina passou Antônio Carlos da zaga para a lateral esquerda, adiantou o ala Eltinho para o meio e posicionou seu time num 4-4-2. Não adiantou: aos 19, Douglas fez boa jogada na área avaiana e só não fez mais um porque o goleiro Vagner defendeu.

Pedro Rocha marcou com 37 segundos de partida e abriu caminho para a vitória do Grêmio sobre o Avaí
Pedro Rocha marcou com 37 segundos de partida e abriu caminho para a vitória do Grêmio sobre o Avaí - Credito: Divulgação/Grêmio


Vendo sua equipe ser completamente envolvida em casa, o técnico catarinense voltou ao esquema tático antigo, o 4-4-2 com três volantes, retirando Jeci para a entrada de Pablo. O Avaí equilibrou o jogo, mas não conseguiu criar perigo para o gol de Tiago. A melhor chance antes do intervalo foi do Grêmio: aos 40, Geromel deu um chutão que achou Luan livre por trás de zaga. O garoto rolou para Pedro Rocha soltar o pé e raspar a trave com um chute potente.


No segundo tempo, a postura do time da casa mudou. Nos primeiros minutos, a pressão foi forte, até que aos 8 Eltinho foi derrubado por Lucas Ramon na área: pênalti. Anderson Lopes bateu na trave, mas a cobrança foi anulada por invasão da área. Na segunda, o atacante converteu. Aos 17, o próprio Anderson Lopes quase empatou ao receber escorada de André Lima na área, mas o chute saiu torto.


Com a vantagem diminuída, o Grêmio se viu obrigado a sair mais para o jogo novamente. Aos 20, quase chegou ao terceiro num escanteio fechado batido por Douglas, que cruzou a pequena área com grande perigo. A partida seguiu muito brigada até os 40, mas sem chances claras de lado a lado. Aos 42, Luan recebeu de Giuliano, invadiu a área a dribles, mas Vagner saiu e impediu a conclusão. Aos 44, Nino Paraíba cruzou e Rômulo, no segundo pau, cabeceou com perigo para fora.

Conteúdo Patrocinado